top of page

Pauta: Lançamento da 3ª edição do Observatório da Educação Pública do RS

Ato será nesta terça, 06 de fevereiro, às 11h, no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos - saguão de entrada da Alergs (Praça Marechal Deodoro, 101).



O mapa da rede de educacional do Estado do Rio Grande do Sul, em sua terceira edição, será lançado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT). O Observatório teve sua primeira edição em 2019 e depois em 2020, também na presidência da deputada, sendo o primeiro no Estado a analisar, em números e gráficos, os resultados educacionais aferidos pelos diversos sistemas de avaliação cruzando os dados dos últimos dez anos.

Na primeira reunião do ano da Comissão de Educação, terça-feira, 6, às 9h, a nova edição do Observatório será apresentada para os deputados e para as deputadas.

Conforme a deputada Sofia a produção dos Observatórios evidenciam dados, e não análises. "A intenção é trazer uma radiografia da educação olhando ao longo do tempo para os indicadores e cruzar os dados de maneira a compreender esse fenômeno social, construtor do ser humano, produtor de valores e signos, receptor das nuances da sociedade e promotor do seu desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Assim, aprender a olhar, a partir de diferentes pontos de vista, pois um dado só será compreendido e traduzido conforme o lugar de onde vem e as relações que estabelece. Também ofertamos à sociedade um retrato possível da educação, de modo a informar suas decisões, inclusive na definição do novo Plano Nacional da Educação e seu desdobramento no Plano Estadual de Educação, que será pauta nesse ano", afirma Sofia.

No 3º Observatório da Educação Pública do RS, o material reúne dados de diferentes fontes: Secretaria da Fazenda do Estado, Secretaria da Educação, Secretaria de Planejamento e Gestão, MEC, INEP, Ministério Público e entre outras instituições.

PoA 01 de fevereiro/2024

Fonte: Deputada Sofia Cavedon - 51 998965729

Jorn. Hiashine Florentino - 51 98492-7341

Arte: Denis Soares

1 visualização0 comentário
bottom of page