MARGARETE.png

Margarete Simon Ferretti

Secretária de Políticas para Mulheres SL;

Vereadora de Nova Santa Rita por dois mandatos;

Ex-Presidenta da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita;
Prefeita Reeleita em Nova Santa Rita/RS (2013/ 2020);
Professora* mãe* avó*;

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Minha Trajetória

Professora que nasceu na cidade de Braga, Região Celeiro, em 28 de novembro de 1955, filha de Bento Ramiro Simon e Cenita Nunes Simon. Formada em magistério pela Escola normal Espirito Santo, na cidade de Três Passos onde iniciou sua carreira de professora. Pela Unijuí graduou-se em Letras e Literatura e posteriormente foi aprovada no concurso para professora estadual. Margarete também é pós-graduada em psicopedagogia.

Casada com Luiz Gervázio Ferretti, possui três filhos e três netos. Em 1983 mudou-se para o 2º Distrito de Canoas (Santa Rita), onde trabalhou na escola Estadual Santa Rita e desempenhou papel fundamental na criação da primeira escola de ensino médio no município.

Margarete foi Fundadora da Associação de Moradores de bairro Califórnia e liderou junto com os moradores a luta pela ampliação da rede elétrica naquele bairro. Em 1992 engajou-se na comissão emancipacionista da cidade, conquistando a tão sonhada emancipação política da cidade de Nova Santa Rita.

 

Atividades profissionais e cargos públicos

Em 1993 filou-se ao PDT, concorrendo ao cargo de vereadora, sendo a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo. Posteriormente foi escolhida presidente da Câmara dos Vereadores por duas legislaturas, oportunidade que inovou ao levar as sessões daquela Casa para os bairros da cidade, ouvindo e debatendo temas de interesse da comunidade. Seu mandato também proporcionou a vinda de lideranças políticas nacionais e estaduais com o objetivo de debater os grandes assuntos de interesse da sociedade. Margarete também foi pioneira na criação do Primeiro Encontro Municipal da Mulher no município, discutindo políticas públicas de igualdade de gênero.

 

Em 1999 ingressou no PT, momento que concorreu ao cargo de prefeita fazendo uma expressiva votação na cidade. A professora Margarete também foi presidente do Partido dos Trabalhadores e nessa condição fomentou a organização da juventude petista, nos grandes debates e auxiliando na organização partidária e das pautas políticas de interesse da cidade. No governo Olívio Dutra a professora Margarete foi convidada a atuar na assessoria da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) fazendo a relação do governo com os movimentos sociais e sindicais do campo e da cidade.

 

Margarete também foi diretora da Escola Estadual Santa Rita e no governo municipal do prefeito Amilton Amorin foi secretária de Educação, responsável pela condução da ampliação da escola Victor Aggens assim como da valorização e da formação continuada dos professores. Na Assembleia Legislativa trabalhou junto à coordenação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos desempenhando importante trabalho na defesa das garantias dos direitos de idosos, jovens e minorias. No governo Tarso Genro a professora Margarete foi diretora de Recursos Humanos, oportunidade que coordenou a realização de concurso público estadual e o pagamento das promoções atrasados desde 2002.

 

Em 2012 elegeu-se prefeita de Nova Santa Rita com 55,65 % dos votos. Sua gestão construiu uma forte relação com a população através de audiências públicas, reunião nas comunidades, bem como no fortalecimento dos conselhos de direito, programas e ações. Essa aliança com a comunidade colocou Nova Santa Rita no caminho do desenvolvimento, atendendo demandas históricas de nossa cidade nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, cidadania e obras, transformando a cidade num polo de desenvolvimento e de atração de investimentos.

Em 2020, Margarete Simon Ferretti foi eleita presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A então prefeita de Nova Santa Rita foi a terceira mulher a assumir o posto em 30 anos de entidade. Durante sua gestão, houve intensa coordenação para que as prefeituras das cidades que compõem a Granpal enfrentassem a pandemia do coronavírus. A gestão Margarete deu início às tratativas de busca por vacinas contra o Covid-19.

Em janeiro de 2021, após deixar o comando da Granpal, Margarete é convidada para assumir a Secretaria de Políticas para as Mulheres no município de São Leopoldo. Desde então, vem organizando projetos para abri espaços para a participação igualitária da mulher na sociedade.

Trajetória política

  • Vereadora em Nova Santa Rita 1993-1996 /1997 – 2000

  • Presidente da Câmara de Vereadores – 1995 / 1997

  • Assessora Especial da Secretaria Estadual de Educação – 2001-2002

  • Assessora da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia – 2004

  • Diretora da Secretaria Estadual de Educação SEDUC – 2010 - 2012

  • Prefeita de Nova Santa Rita 2013 a 2016 / 2017 a 2020

  • Vice presidente da Famurs – 2017

  • Vice presidente do Prosinos -2016-2017

  • Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre - GRANPAL -2020

Contact

I'm always looking for new and exciting opportunities. Let's connect.

123-456-7890