Use e abuse do Marketing Digital para alavancar o seu negócio. Seguem dicas preciosas:




O marketing digital se renova todos os dias, portanto é importante estudar constantemente mas, estudar não é só ler, é também entender piamente sobre o negócio no qual estamos desenvolvendo nossas atividades.


Com isso, meias estratégias ou testes feitos sem um planejamento prévio estão fadados ao fracasso. Marketing Digital não existe sem pesquisa e conhecimento e para desenvolver esse conhecimento, nem que seja empírico, dentro de você, estudar deve ser a palavra de ordem. Não só para o final de 2020, mas para todos os anos, meses, dias...


# Lembre-se que, no final das contas, você está fazendo conteúdos para pessoas.


Isso significa sempre tentar entender qual foi a intenção do público ao utilizar uma palavra-chave, seja no SEO, seja nas mídias pagas. Se você criar um conteúdo otimizado para uma palavra-chave, mas sem responder à dúvida original e a intenção do público, não terá sucesso.


Invista em aprimoramento da experiência do consumidor. Uma forma prática de fazer isso é manter consistente a comunicação nos seus pontos de contato com o seu cliente.


O seu site informa a mesma coisa que o seu Facebook? O anúncio que fez no Google aponta para a página correta? A forma como você se comunica é alinhada com a expectativa do cliente?


Falta de coerência deixa o cliente em estado de alerta e desconfiado. Clientes desconfiados não costumam comprar muito, costumam?


# Mude a mentalidade de que marketing de conteúdo é só texto.


O texto é importante sim, mas temos visto com cada vez mais destaque os conteúdos interativos, vídeos e áudios.


Falando em áudio, o ano de 2019 consolidou o podcast no Brasil. O formato saiu do status de tendência para ser uma realidade e está ganhando cada vez mais espaço, tanto pela facilidade de consumo (com aplicativos melhores) como pela rotina do brasileiro (com cada vez menos tempo livre).


Se o seu público está super satisfeito com os seus textos, continue. Mas se puder dar um passo mais largo, experimente um formato novo em vez de aumentar a produção do mesmo. Você pode se surpreender.


# Cada vez mais as pesquisas por voz têm aumentado, estimando-se que, até o final de 2020, metade de todas as pesquisas serão feitas por voz. Esta é uma realidade que provocará mudanças cruciais no Marketing atual, exigindo uma adaptação rápida e uma reestruturação das estratégias a implementar.


# Estamos vendo um movimento mundial de mudança de foco no comportamento das empresas como um todo e essa mudança impacta diretamente em suas ações.


Muito se fala sobre aquisição de clientes, mas pouco sobre como mantê-los. A famosa retenção.


Negócios com visão de longo prazo precisam de clientes fiéis e com a mudança do perfil de comportamento dos próprios serviços (passando de pagamentos pontuais para modelos recorrentes), a retenção se mostra como o indicador mais importante.


Dito isso, recomendo olhar para dentro de sua operação e entender como você pode tornar seus clientes mais fiéis.


Invista no relacionamento em vídeo com o seu cliente.


Os modelos de conteúdo estão se transformando, e não existe mais desculpas para seu negócio não ter uma estratégia de vídeos online com foco na conversação. Seu negócio precisa ter uma voz, uma "cara" e uma história, e são os vídeos que vão acelerar o seu caminho para isso, seja c