top of page

Natal que sai do palco: "Tribu di Arteiros" faz 23 apresentações performáticas natalinas em Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara




Com 23 apresentações em Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, a Tribu di Arteiros está revolucionando as celebrações natalinas de 2024 com um formato inovador, que leva a arte e a magia do Natal para ruas e praças. Pioneira em intervenções interativas, a companhia, que tem sede na cidade de Feliz/RS, promete encantar o público com experiências únicas, que conectam emoção, arte e espírito natalino.

A Tribu di Arteiros está desde novembro transformando o espírito natalino em uma experiência viva e envolvente. Além das cidades do Litoral Norte, a companhia está percorrendo outras 4 cidades do Vale do Sinos com comboios natalinos, trilhas e intervenções artísticas.  Com mais de 20 artistas, entre músicos, atores, dançarinos e artistas circenses, suas ações conectam as pessoas através da arte e da emoção. “Queremos que o público esqueça seus problemas e viva aquele momento junto conosco, regatando o que tem de melhor dentro de si”, explica a fundadora e diretora da companhia, Rosmeri Lorenzon.


Uma Experiência de Natal diferenciada





As intervenções da Tribu di Arteiros não são espetáculos tradicionais. Elas acontecem em ruas, praças e espaços públicos, promovendo encontros emocionantes e interativos com crianças, jovens e adultos. Cada apresentação cria um ambiente onde música, circo e poesia se conectam para emocionar.

O Comboio dos Anjos, por exemplo, traz performances exclusivas para o Natal dos Anjos de Dois Irmãos, com músicas autorais e mensagens que semeiam empatia e renovação. Já a Trilha Natalina proporciona uma jornada com personagens que representam diferentes aspectos do Natal, como a Boneca, que resgata a infância, o Duende, que conta a origem do Papai Noel, o Anjo, que faz a anunciação, e José e Maria, que reforçam o valor da família. “Fazemos também um chamado à reflexão sobre a responsabilidade do homem com o planeta, através do personagem Anjo”, completa Rosmeri.

Os Comboios artísticos acontecem durante todo o ano, com propostas direcionadas a datas comemorativas e eventos, como o Comboio Pascoalino, do Folclore e dos Desbravadores. Esse último foi criado especialmente para a Noite do Centro histórico, evento realizado na cidade de Rio Grande, em setembro de 2024. A Trilha também é apresentada ao longo do ano, em Feiras do Livro e festas municipais, com temas diferentes, como a Trilha Literária e a Trilha do Mel, por exemplo. Ambas iniciativas conseguem se adequar a diferentes objetivos e públicos.


Ações Natalinas da Tribu di Arteiros





·         Comboios Natalinos e Comboio dos Anjos: Um espetáculo itinerante que une música ao vivo, performances circenses e poesia. De Torres a Dois Irmãos, passando por Estância Velha, Lindolfo Collor e outras cidades, os comboios celebram a magia do Natal com criatividade e emoção.


·         Trilhas Natalinas: Uma experiência sensorial que conecta o público ao espírito natalino de maneira profunda e interativa. As pessoas vão passando pela trilha e interagindo com cada personagem, em Estância Velha e Torres.


  • Duendes da Alegria: Personagens carismáticos que espalham alegria, interagem com o público e conduzem os eventos natalinos com animação e encanto, em Torres e Dom Pedro de Alcântara.


Programação Completa de dezembro


·         Comboio Natalino: Torres (4, 5, 7,8,13,14,15,21,22 e 23 de dezembro), Estância Velha (6 e 13 de dezembro e atuaram na abertura do evento, dia 29 de novembro), Lindolfo Collor (13 de dezembro), Ivoti (13 e 21 de dezembro), Arroio do Sal (14 de dezembro) e Dom Pedro de Alcântara (21 de dezembro).


·         Trilha Natalina: Torres (20 de dezembro) e Estância Velha (01,7,8,14,15,21 e 22 de dezembro. Estrearam dia 30 de novembro).


·         Duendes da Alegria: Torres (4, 5, 7, 8, 13,14,15, 21,22 e 23 de dezembro) e Dom Pedro de Alcântara (21 de dezembro).

 

Depois de passar pelo Maranhão no Circula Sesc Brasil, "Estação Tac Tic" encerrou o ano na Feira do Livro de Cidreira


Completando a agenda de dezembro, a Tribu fez a última apresentação do ano do espetáculo “Estação Tac Tic” na Feira do Livro de Cidreira, dia 12 de dezembro. A peça já recebeu diversos prêmios em festivais de teatro e percorreu dezenas de cidades, participando de importantes iniciativas, como o SESC Teatro a Mil e o Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil, fazendo 3 apresentações na cidade de Caxias, no Maranhão, no mês de novembro deste ano.

“Estação Tac Tic” é ambientada em um universo lúdico e poético, onde a palhaça Mirabel nos convida a revisitar a infância, a abraçar os fracassos e a encontrar beleza nas pequenas coisas. O espetáculo acontece numa estação de trem, onde Mirabel aguarda ansiosamente sua vez de embarcar. Entre tentativas frustradas e soluções absurdas, ela leva o público a rir e refletir sobre o tempo e as delicadezas da vida.

Com participação intensa da plateia, esta experiência única de clown é um convite para toda a família se desconectar do relógio e se conectar com a alegria do presente. Afinal, não adianta tentar voltar no tempo – mas é possível brincar com ele.


Conheça a Tribu di Arteiros


A Tribu di Arteiros, fundada em 2010 por Rosmeri Lorenzon, é uma companhia de teatro, atualmente com sede na cidade de Feliz/RS, que se destaca na produção de intervenções artísticas e espetáculos teatrais. Com um repertório diverso, que inclui Trilhas Literárias e Comboios Artísticos, já conquistou mais de 60 prêmios e representou o Brasil em eventos internacionais. Desde seu primeiro espetáculo, Todos Por Uma Coisa Só (2011), até o premiado Estação Tac Tic (2022), o grupo consolida sua relevância artística com turnês pelo SESC e participações em festivais nacionais e internacionais.

Além dos palcos, a Tribu di Arteiros desenvolveu o projeto “Extensão do Fazer Teatral”, ministrando aulas de teatro em Três Coroas, Dois Irmãos, Bom Princípio, Ivoti e Sapiranga, workshops presenciais e também online durante a pandemia.

 Com sua versatilidade, também participa de grandes eventos natalinos e monta espetáculos temáticos, como duas esquetes teatrais para o Senar RS, que integraram a programação da Expointer 2022 e 2023. Tudo isso reafirma seu compromisso com a difusão e a descentralização da arte, levando tanto para cidades maiores quanto para lugares remotos trabalhos de qualidade, que encantam todos os públicos.


Mais informações sobre as ações da Tribu di Arteiros:


Rosmeri Lorenzon: 51-99837.4719Instagram: @tribudiarteiros

Assessoria de Imprensa: Maria Paula Corrêa – 51.99334.5624

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page