top of page

Municípios gaúchos adotam estratégias para garantir esquema vacinal completo contra a covid-19

Campanha lançada pelo Ministério da Saúde busca imunizar público com atraso na segunda dose da vacina

Lançada pelo Ministério da Saúde, a semana especial para completar o esquema vacinal contra a covid-19 começa neste sábado (20) e segue até o dia 26 de novembro em todo o país. A intenção do governo federal é colocar em dia a situação de 21 milhões de brasileiros que estão com a segunda dose do imunizante em atraso.

De acordo com o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), Maicon Lemos, a maior parte das cidades gaúchas está com ações para ampliar o número de pessoas vacinadas contra o coronavírus. São diversas estratégias adotadas pelas prefeituras para resgatar aqueles que estão com atraso. Muitos municípios abriram os postos neste sábado ou fizeram algum tipo de ação para acelerar a vacinação, conta Lemos, que é secretário de saúde de Canoas, na Região Metropolitana.

Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, por exemplo, todas as unidades de saúde abriram as portas neste sábado, aproveitando o Dia D da campanha Novembro Azul, que conscientiza sobre o combate ao câncer de próstata. Em Agudo, na região central, a prefeitura escolheu o Ginásio Municipal para aplicar as doses neste sábado. Em Canoas, as centrais de vacinas ficaram abertas até as 17h. Já em Porto Alegre, foram aplicadas 2.751 doses de vacinas contra a covid-19 nos cinco locais de imunização abertos neste sábado.


O tema da campanha do Ministério da Saúde é “Proteção pela metade não é proteção”. Em cada Estado e município, as secretarias de Saúde irão definir esquemas nos postos de vacinação para contemplar a possibilidade de presença dos “atrasados”. A iniciativa também pretende atingir as pessoas que estão aptas a tomar a dose de reforço. Cerca de 9,3 milhões de pessoas podem reforçar a imunidade contra a doença com uma terceira dose.

Até agora, no país, 157,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose e 128,4 milhões, a segunda dose ou a dose única.


2 visualizações0 comentário
bottom of page