top of page

MOENDA DA CANÇÃO

FESTIVAL DE MÚSICA DE SANTO ANTONIO DA PATRULHA



Um evento cultural com foco na identidade regional. O Movimento Nativista, surgiu em Uruguaiana no início dos anos 1970 com a criação de festival de música nativista. O objetivo era renovar a cultura regional que se encontrava muito engessada pelas regras dos CTGs que tinham uma visão mais folclórica. No final da década de 80 tivemos cerca de 100 Festivais de Música Nativa no RS, hoje este número não chega a metade. Muitos dos festivais foram extintos por conta das recessões econômicas que geraram falta de recursos ou até mesmo pela desinteresse das comunidades .

A MOENDA DA CANÇÃO Foi criada em Santo Antônio da Patrulha por uma Associação de Cultura e Arte Nativa, organização sem fins lucrativos no ano de 1987. Chama a atenção a falta de textos, livros, revistas ,publicações sobre eventos culturais no RS , principalmente na Área Musical Nativista. O ELO QUE UNE OS FESTIVAIS A busca pela identidade regional. A população do RS , majoritariamente, deixou o campo , e passou a viver nas cidades , mudando seus costumes e cultura. A paisagem É outro fator cultural que mudou rapidamente. O campo com largas extensões era destinado à criação de gado e ovelhas hoje dá espaço para o Soja, Arroz, Máquinas , estradas, redes de energia elétrica, torres telefônicas/internet, alterando o visual e os costumes. Aquela concepção purista do Gaúcho do interior, com suas tarefas diárias, meio isolado das comunidades deixou de existir. Hoje os indivíduos estão em constante transformação, assim como sua cultura , concepções e costumes.

LÉGUAS DE DISTÂNCIA Que antes preservavam um tipo cultural , perdem seu escudo de proteção com as novas formas e meios de comunicação.

FINANCIAMENTO Merece um trabalho específico o financiamento destes eventos Culturais , já que as Leis de Incentivo à Cultura são bem posteriores a criação dos Festivais. Só para ter uma idéia a Lei do RS de Incentivo à Cultura (LIC) é de 1996. A ideia de criar um festival de música nativa em Sto A. da Patrulha no RS surgiu no ano de 1978. Associação de Cultura e Arte Nativa foi criada em 1985, com a intenção de produzir o festival Moenda da Canção Nativa.

OBJETIVO Incentivar , divulgar, estudar os hábitos, usos, costumes e a história da região do litoral norte e num plano mais amplo as demais regiões sócio-culturais do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

MOENDA O nome do festival é uma referência à moedura da cana-de-açúcar para extração de seu caldo, que é utilizado na produção dos produtos que fazem parte da gastronomia típica da cidade, como a cachaça, o melado e a rapadura.

NATIVA A palavra “nativa” foi retirada do nome do festival na 9ª edição por conta do limites que ela impunha e do seu rótulo conservador. A partir da 9ª edição, a Moenda da Canção passou a receber músicas de todo o Brasil.

INSTRUMENTAL Na 25ª edição, foi inserida a linha instrumental, apresentada como um festival paralelo, chamado Moenda Instrumental. Parece existir intenção de realizar em 2022 a 35ª MOENDA DA CANÇÃO E 11ª MOENDA INSTRUMENTAL . Aguardamos detalhes dos organizadores.

75 visualizações0 comentário
bottom of page