Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento: o que vale a rodada final do Brasileirão

Nove das dez partidas terão impacto direto na tabela; entenda o que está em jogo

A edição 2021 do Brasileirão chega ao seu final nesta quinta-feira com muitas decisões em jogo. Contrariando a fama de que campeonatos de pontos corridos não dão emoção, só um dos duelos desta quinta-feira, todos a partir das 21h30, não terá reflexos para a confirmação das vagas para competições continentais ou o rebaixamento.

Campeão da Sul-Americana e com vaga direta na próxima Libertadores, o Athletico escapou do rebaixamento e vai ao Recife para enfrentar o já rebaixado Sport alguns dias antes de iniciar a disputa do título da Copa do Brasil contra o Atlético-MG.


Nas outras nove partidas, torcidas tensas e atentas na tabela para acompanhar os resultados paralelos. É o caso, principalmente, dos torcedores do Grêmio. Com 96% de chance de ser rebaixado, o Tricolor encara o campeão Atlético-MG com obrigação de vencer e ainda terá de torcer por duas derrotas de outros times para seguir na Série A em 2022.


Fluminense x Chapecoense

Os tricolores contam com uma vitória sobre o lanterna para confirmar uma vaga para a Libertadores. Um triunfo no Maracanã, com uma derrota do Bragantino, garante o lugar na fase de grupos.


Palmeiras x Ceará

Com os titulares do Verdão de férias após o título da Libertadores, o resultado da partida interessa muito ao Ceará. Em caso de vitória, o Vozão tem chances de ir à fase prévia da Libertadores, mas ainda precisará secar os rivais Fluminense, América-MG e Atlético-GO.


Santos x Cuiabá

O resultado pode definir a temporada dos dois times em 2022. Os santistas dependem de uma vitória por chances de Libertadores e ainda de tropeços de adversários diretos. O Cuiabá precisa, no mínimo, de um ponto para confirmar sua permanência na Série A sem depender de nenhum resultado paralelo.


América-MG x São Paulo

O América-MG pode fazer história. Para não depender de outros resultados, uma vitória confirma a primeira participação do Coelho na Libertadores. O São Paulo também mira uma das vagas, mas depende de uma vitória e da combinação de placares nas partidas de Atlético-GO, Ceará, Santos e Inter.


Grêmio x Atlético-MG

Além da necessidade de vitória sobre o campeão brasileiro, o Tricolor terá que dividir sua atenção com os jogos de Bahia e Juventude. Caso algum dos times pontue, o rebaixamento gremista estará confirmado, independentemente do resultado em Porto Alegre.


Fortaleza x Bahia

O Fortaleza sonha com o G-4. Isso acontecerá se vencer o jogo e contar com um tropeço do Corinthians. Para os baianos, no entanto, o confronto determina qual a divisão do clube para 2022. Caso vença, além de confirmar a permanência, pode ganhar vaga na Sul-Americana. Mas mesmo uma derrota pode manter o time na Série A. Basta que o Juventude também seja derrotado.


Sport x Athletico

Amistoso de luxo. Vice-lanterna, o Sport já está rebaixado. O Athletico já afastou o risco de cair e tem vaga garantida na Libertadores após conquistar o título da Copa Sul-Americana.


Bragantino x Inter

Um confronto direto. Mesmo classificado para a Libertadores, o Bragantino define em qual fase entrará com o resultado desta quinta. Para o time de Diego Aguirre, só a vitória interessa, além de uma série de resultados paralelos para disputar o principal torneio continental.


Juventude x Corinthians

O Juventude joga pela permanência na Série A. Uma vitória pode salvar o time de Caxias do Sul, desde que o Bahia não vença o Fortaleza. Para o Timão, três pontos confirmam o quarto lugar e garantem uma premiação maior.


Atlético-GO x Flamengo

O jogo tem peso de ser histórico para os torcedores do Dragão. O time depende de tropeços de Fluminense e América-MG, mas pode confirmar sua primeira participação na Libertadores se somar pontos.


Fonte: https://ge.globo.com/rs/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/libertadores-sul-americana-e-rebaixamento-o-que-vale-a-rodada-final-do-brasileirao.ghtml