top of page

Lançado o Edital da 2ª Mostra das Boas Práticas Pedagógicas da Comissão de Educação da AL/RS


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (2), a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputada Sofia Cavedon (PT), fez o lançamento do Edital da 2ª Mostra das Boas Práticas Pedagógicas concebido pelo colegiado.

 

Nesta edição, a mostra abrangerá a temática "A Escola Pùblica e o seu compromisso com o conhecimento e a cidadania" e tem como objetivos conhecer, registrar, incentivar, valorizar e compartilhar o protagonismo e a autoria de professores, estudantes e comunidade escolar, ao dar visibilidade às boas práticas pedagógicas em sala de aula. Desta vez, a mostra pretende envolver a Assembleia Legislativa com as comunidades escolares do RS.

 

Conforme a deputada Sofia Cavedon, é preciso valorizar o que existe de trabalho bem feito, dedicado e inovador das escolas estaduais. "Esta é a segunda edição, a primeira realizamos em 2019/2020 e queremos que mais uma vez as escolas contem, e hoje vimos no lançamento duas escolas maravilhosas mostrando o protagonismo dos estudantes superando as dificuldades como as bibliotecas fechadas, e mesmo assim organizam coletivamente projetos com o apoio e envolvimento da direção escolar. Então temos que nos orgulhar e, é óbvio, que isso resulta na qualidade da educação, no índice da educação" enfatiza a parlamentar.

 

A edição de 2024 será composta por relatos de experiências das escolas; ciclo de debates da Educação com relatos e exposição e a publicação de um livro com os relatos selecionados. A seleção dos trabalhos ficará a cargo de integrantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, representantes de universidades, entidades educacionais e representativas de professores e alunos. Os relatos de experiência contemplam todos os níveis e modalidades de ensino.

 

A Comissão desenvolveu quatro linhas temáticas pedagógicas para esta edição: leitura e escrita como estratégia de desenvolvimento cultural e social, tanto de estudantes como de professores, servidores e a comunidade escolar; a valorização das meninas e mulheres e a prevenção da violência; o meio ambiente no contexto de preservação e garantia de desenvolvimento sustentável do planeta e a pesquisa e a tecnologia como instrumentos de construção do conhecimento, desenvolvimento e cidadania.

 

Inscrições

Para participar da Mostra é necessário ser escola pública do RS e apresentar um relato da experiência em forma de texto, observadas as temáticas pedagógicas do edital. O relato inscrito deverá apresentar práticas ou ações concluídas ou em andamento.

 

As inscrições para a Mostra vão até o dia 31 de maio e os relatos deverão ser inscritos pelo diretor (a) da escola através do preenchimento e envio dos formulários de inscrição, texto e autorização para uso de imagem para o email da Mostra: boaspraticas@al.rs.gov.br.

 

Exposição

O período de avaliação dos trabalhos inscritos se estende entre junho e julho. A exposição e apresentação dos trabalhos acontecerá no dia 18 de outubro, nas dependências da Assembleia Legislativa, durante todo o dia.

 

Lançamento

No lançamento foram apresentados dois projetos de boas práticas pedagógicas. Um, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, denominado projeto Momento Literário, que, em março, destacou o Dia Internacional da Mulher. Conforme a diretora da Escola, Bianca Salazar dos Santos, os assuntos abordados nas rodas de conversas foram escolhidos a partir das leituras relacionadas ao tema abordado. Outro projeto desenvolvido pela escola é o incentivo a aquisição de novos livros para o acervo intitulado Brigadeiro Livreiro, que consiste na venda dos docinhos brigadeiros para a compra de novas edições literárias.

 

Outro, da EEEM André Leão Puente, de Canoas, relata a criação, em 2019, de um Podcast* com o finalidade de trazer para a comunidade escolar assuntos de interesse geral, relacionados com cultura, educação, leitura, literatura, cinema e conteúdos abordados em sala de aula. "A nossa intenção é ampliar e transformar os canais digitais e redes sociais da escola em meios agregadores, fomentando alunos e ex-alunos a produzirem conteúdo", relatou à Comissão o diretor da Escola, idealizador do projeto e âncora de vários episódios, Felipi Fraga.

 

*Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar.

 

02/04/2024

Fonte: Deputada Sofia Cavedon - 51 998965729Agência de Notícias da ALRS (https://bit.ly/3THZ3gD) e Jorn. Marta Resing- 51.996770941

Foto Debora Beina/BancadaPT

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page