A Chapada dos Vagalumes é uma região pouco conhecida do município de Itati, no Rio Grande do Sul, repleta de belas cachoeiras de águas cristalinas.
A principal atração da Chapada dos Vagalumes é a trilha que leva a 4 belíssimas cachoeiras. Além das cascatas, há belas piscinas naturais, paredes rochosas, corredeiras e belas paisagens de mata atlântica.
A queda maior é que mais chama a atenção por oferecer três pontos de visitação. É possível conhecer sua base onde há uma piscina natural, depois ir atrás da queda e por último a piscina natural no topo dela.
Não se sabe ao certo sobre a origem do nome do local, mas, quase certo que alguém deu este nome por haver vagalumes que iluminavam a chapada que existe no local à noite.
Uma chapada é uma forma de relevo montanhoso que tem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios.
Trilha da Chapada dos Vagalumes
A estrada que leva à Chapada dos Vagalumes fica bem íngreme e acessível somente com 4×4 na parte final. Com isso, o carro é deixado em uma parte mais larga e a trilha começa por estrada.
Logo adentramos pela trilha na mata, que passa entre belas folhagens e árvores, com passagens por pedras e nascentes, em terreno irregular.
Confira como é a sequência de visitação do roteiro das cachoeiras na Chapada dos Vagalumes:
Fonte e mais informações em: https://www.viagensecaminhos.com/2021/04/chapada-dos-vagalumes-itati.html
Comentários