top of page

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Que sejamos inspiração, força e trabalho para uma sociedade mais justa

Por Denise Pessoa, deputada federal (PT) 


 




Eu saúdo o 8 de Março como mãe, arquiteta, professora e servidora pública. Assim como muitas mulheres da nossa cidade, trabalho bastante e de diversas formas. Fui presidenta da Câmara Municipal em 2022 e vereadora ao longo de 14 anos. Atualmente, estou como Deputada Federal, mas também sou mãe, filha e irmã. Tudo que faço tem a minha determinação e um objetivo claro: uma sociedade mais justa para todas e todos. Sabendo que este é o sentimento da maioria das mulheres da nossa cidade, quero parabenizar e reconhecer o trabalho de todas nós. 


Pela força que temos ao desempenhar tantos papéis em um mundo que, muitas vezes, se mostra injusto e desigual para nós, entendo que temos ainda muito para avançar enquanto sociedade. Acredito que é preciso fortalecer as políticas públicas ligadas às demandas das mulheres para garantir a segurança, a saúde e a vida de quem tanto contribui para nossa Caxias do Sul. 


Ao longo da minha vida pública, pude ver e ouvir de perto a dura realidade enfrentada por muitas caxienses. Sempre ouvi de diversas mães solo sobre o verdadeiro calvário que é a busca pelo o direito da pensão alimentícia. Pensando nisso, elaborei o projeto de lei “Devedor de pensão alimentícia no eSocial", que é o sistema do Governo Federal que unifica todas informações trabalhistas. Ele foi o nosso primeiro projeto aprovado na Câmara dos Deputados e torna automático o desconto da pensão alimentícia a cada novo contrato de trabalho. Enquanto este nosso PL não entrar em vigor, as mães precisam investigar onde o pai omisso está trabalhando e, elas mesmas, informarem à justiça. Essa é uma conquista que vai facilitar a vida das mães solo e garantirá o direito das crianças. 


Protocolamos também, um projeto para conceder licença de afastamento do trabalho de cinco dias à pessoa indicada pela mãe solo, para acompanhá-la no nascimento ou na adoção do seu filho. Isso garante conforto e apoio no pós-parto imediato ou no início da adoção ou da guarda. Queremos também, que mulheres vítimas de violência doméstica recebam o auxílio por incapacidade temporária a contar da data do afastamento do local de trabalho por até seis meses. 


Hoje temos um governo federal que dialoga com as mulheres. Por esse motivo, é importante lembrar sobre a saúde e dignidade das mulheres. O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal para garantir absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual. 


Ao comemorar o Dia Internacional da Mulher não poderia esquecer daquelas que se dedicam tanto. Forjadas por muito trabalho, a história do meio rural de Caxias do Sul conta com diversas mulheres em um papel fundamental na construção do setor na região ao longo dos anos. Além de sua importância central na formação social, as mulheres do nosso interior enfrentam uma tripla jornada que consta em criar os filhos, gerenciar o lar e trabalhar na roça. 


Por fim, desejo uma vida digna e plena para todas. Que nós mulheres sejamos inspiração, força e trabalho para uma sociedade cada vez mais justa em nosso país! Feliz 8 de Março! 

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page