top of page

CBF divulga áudio do VAR sem pênalti reclamado pelo Grêmio em derrota para o América-MG

Material publicado pela Confederação Brasileira de Futebol mostra apenas revisão do primeiro gol do Coelho, que foi anulado por impedimento e depois confirmado no vídeo


A CBF divulgou na noite desta segunda-feira o áudio da conversa entre o árbitro Flávio Rodrigues de Souza e a cabine do VAR no lance revisado do primeiro gol do América-MG, na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, na noite de sábado, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Aos três minutos de jogo, Felipe Azevedo foi lançado por Ademir às costas da defesa tricolor e abriu o placar no Independência. O assistente ergueu a bandeira e apontou impedimento no lance. Porém, na revisão em vídeo, o gol foi confirmado. É o que mostram imagem e áudio no documento liberado pela confederação.





O Grêmio, porém, saiu na bronca com a arbitragem por uma jogada que não foi divulgada. Aos 40 minutos do primeiro tempo, o atacante Elias dividiu com o goleiro Matheus Cavichioli e caiu na área. A equipe pediu pênalti e a análise das imagens no VAR.


Contudo, Flávio Rodrigues de Souza apenas ouviu orientações da cabine e decidiu não verificar a jogada em vídeo. O Tricolor cobrou suposta falta de critério e sentiu-se prejudicado. Na Central do Apito, Paulo César Oliveira entendeu que houve a penalidade. Quando a CBF avisou que passaria a divulgar a comunicação entre o juiz de jogo e o VAR após as rodadas do Brasileirão, especificou que somente levaria a público "lances em que o árbitro vai até a cabine de revisão ou quando há uma revisão factual com mudança da decisão de campo".

Confira o trecho que explica os casos de divulgação da conversa entre árbitro e VAR: "É necessário ressaltar que serão divulgadas, na íntegra, as imagens e áudios das revisões realizadas pelo VAR, ou seja, lances em que o árbitro vai até a cabine de revisão ou quando há uma revisão factual com mudança da decisão de campo. Além dessas, durante uma partida a equipe na sala de operação do VAR realiza dezenas de checagens, a maioria delas de forma silenciosa (sem precisar comunicar o árbitro de campo). Por fins de objetividade, portanto, apenas as revisões serão disponibilizadas."


1 visualização0 comentário
bottom of page