Localidade é a única das 21 do estado com alguma notificação do Executivo. Ocupação de leitos de UTI Covid e aumento do número de casos motivaram medida, diz Gabinete de Crise.
O Gabinete de Crise do governo do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quarta-feira (13), um aviso para a região de Capão da Canoa, no Litoral Norte, dentro do Sistema 3 As de Monitoramento da pandemia de Covid-19. É a terceira semana seguida que municípios da localidade (veja lista abaixo) apresentam piora nos indicadores da doença.
A primeira notificação foi feita no dia 29 de setembro, enquanto a segunda, em 6 de outubro. O aviso é o primeiro nível estabelecido pelo Palácio Piratini, além de alerta e ação, quando são adotadas medidas mais rígidas para conter a disseminação do coronavírus.
O índice que provocou a manutenção do aviso foi o aumento na ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) por pacientes com coronavírus e no número de casos da doença.
"O quadro do estado como um todo é de estabilidade. As projeções apontam a manutenção do número de internados que temos hoje, tanto em leitos clínicos como em UTIs. Temos, portanto, uma situação específica na região de Capão da Canoa que preocupa um pouco mais", diz o coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde do Gabinete de Crise, Pedro Zuanazzi.
Por outro lado, o Executivo estadual aponta para a redução de óbitos e de hospitalizados em leitos clínicos na região, o que fez com que a localidade não avançasse para o nível de alerta. A região de Capão da Canoa é a única das 21 do estado com alguma notificação do governo.
Municípios das regiões 04 e 05
Capão da Canoa
Arroio do Sal
Balneário Pinhal
Capivari do Sul
Caraá
Cidreira
Dom Pedro de Alcântara
Imbé
Itati
Mampituba
Maquiné
Morrinhos do Sul
Mostardas
Osório
Palmares do Sul
Santo Antônio da Patrulha
Tavares
Terra de Areia
Torres
Tramandaí
Três Cachoeiras
Três Forquilhas
Xangri-lá
Comentarios