top of page

Baleia jubarte é encontrada morta em Imbé


Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na beira-mar de Imbé, no final da tarde desta quarta-feira (15). Ela encalhou nas proximidades da guarita 132, localizada entre as avenidas Garibaldi e Santa Rosa, no Centro.

Com auxílio de uma retroescavadeira e sob supervisão de técnicos da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Tramandaí (Patram), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) realizaram a remoção e o enterro da baleia na própria areia da praia.

Segundo pesquisadores, as baleias jubarte se deslocam para a costa brasileira, geralmente no segundo semestre do ano, em busca de águas quentes próprias para a reprodução da espécie.

Ao visualizar animais marinhos na faixa de areia, as pessoas podem ligar para a Patram no telefone (51) 3661-4620, quando for o caso de animais debilitados. Se for encontrado animais mortos na praia o Ceclimar deve ser avisado, de preferência com foto e local, através de aplicativos de mensagens ou ligando no telefone (51) 99625-3179.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) orienta sobre as principais ações nestes casos:

Nunca tente remover o animal da praia por conta própria;

Nunca tente alimentá-los ou movê-los de volta à água;

Mantenha distância, afaste os cães e não toque nos animais, pois eles poderão transmitir doenças;

Quando necessário, avise os órgãos responsáveis.

-----------------------------------

TEXTO: Talis Ramon FOTOS: Ivan de Andrade / Divulgação SMOV


Fonte:



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page