AMBIENTE NO LITORAL NORTE – PARTE II



No artigo anterior fizemos algumas provocações sobre o que foi o que é, o que poderá ser o ambiente ecologicamente equilibrado.


Citamos o artigo 225 da Constituição Federal. Agora, queremos lembrar que em 2010, foi sancionada a Lei no. 12.305, de 02 de agosto, que “Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

A partir deste arcabouço legal Estados e Municípios devem ter suas políticas, cumprir prazos e ter mecanismos efetivos do destino final de todos os resíduos produzidos em seus limites territoriais.

E aí, como andam as aplicações e a observância das normas legais em seu município?

Muito antes disso, o mundo já vinha se preocupando com o tema ambiental, a sustentabilidade do Planeta e criando metas para alcançar a dignidade das pessoas em seu “ambiente ecologicamente equilibrado”.

Bom lembrar a ECO-92 no Rio e todos os grandes movimentos internacionais na defesa do Planeta saudável.

A cada intempérie vemos imagens de lixo boiando nas águas, impedindo a sua vazão e causando não só transtornos, mas um número infindável de infortúnios.

Ademais o bom e efetivo manejo dos resíduos sólidos pode e deve gerar renda, com inequívocos exemplos que são os Centros de Triagem em Porto Alegre e Caxias do Sul só para citar exemplos estaduais.

Ao consultarmos os sítios eletrônicos das Prefeituras ou notas nas páginas do Facebook vamos encontrar na véspera do verão várias publicações sobre dias de coleta de lixo em cada local.

Mas verificamos que ao longo do ano não existem campanhas educativas de coleta nem de seleção e separação de resíduos.

Vimos mal ou é esta a nossa realidade local?

Por isso, vamos retomar o final de nossa nota na parte I:


O QUE FIZEMOS PARA PRESERVAR O AMBIENTE NO LITORAL NORTE?


Esta é a instigação de nosso PORTAL para nossos leitores. Queremos receber de vocês, de um lado, o que foi feito de nefasto e que tem que mudar, o que tem que ser recuperado, mas, de outro, queremos saber das boas experiências de preservação.

Como anda o saneamento básico cidade por cidade?

Como anda a coleta seletiva de resíduos sólidos? Tem coleta seletiva?

O que você faz com o seu descarte de óleo de fritura?

Como se lida com os venenos na agricultura local?

Como são as boas experiências agroecológicas?

Em 10 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, faremos nosso terceiro PAPO AO VIVO, 3º WEBNÁRIO do PORTAL LITORAL NORTE RS para tratar dos resíduos sólidos, da implementação das leis ambientais em cada local.

DA REDAÇÃO

25 visualizações1 comentário