Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê- lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Artigo 225 da C.F.)
Está na Lei, logo, deve estar na vida.
Temos um longo percurso de mar e praias. Dos 23 municípios mais da metade tem litoral. São quase 300 km de praias. Isto é algo fantástico.
Como anda nosso Litoral Norte?
Em 2010, foi sancionada a Lei no. 12.305, de 02 de agosto, que “Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
A partir deste arcabouço legal Estados e Municípios devem ter suas políticas, cumprir prazos e ter mecanismos efetivos do destino final de todos os resíduos produzidos em seus limites territoriais.
Muito antes disso, o mundo já vinha se preocupando com o tema ambiental, a sustentabilidade do Planeta e criando metas para alcançar a dignidade das pessoas em seu “ambiente ecologicamente equilibrado”.
Bom lembrar a ECO-92 no Rio e todos os grandes movimentos internacionais na defesa do Planeta saudável.
A cada intempérie vemos imagens de lixo boiando nas águas, impedindo a sua vazão e causando não só transtornos, mas um número infindável de infortúnios.
Ademais o bom e efetivo manejo dos resíduos sólidos pode e deve gerar renda, com inequívocos exemplos que são os Centros de Triagem em Porto Alegre e Caxias do Sul só para citar exemplos estaduais.
Somente em Torres temos quatro Unidades de Conservação (Lagoa de Itapeva, o Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos (ICMBIO); o Parque Estadual de Itapeva (SEMA-RS) e a RPPN Recanto do Robalo (particular).
Parte substantiva do Parque Nacional da Lagoa do Peixe está em nossa região que começa em Tavares e Mostardas.
Na mídia se ouve muitas e muitas vezes que Torres é a mais bela praia gaúcha.
As gerações de antes de 70 se lembram dos longos dias de viagem de Porto Alegre a Cidreira por Viamão e a Tramandaí por Santo Antônio da Patrulha para suas longas férias de verão.
Nos anos 70 com o advento da Freeway os portoalegrenses abandonam as idas a Tristeza, Ipanema e Belém Novo para curtir as águas do Guaíba para se tocarem por ela para a praia, ainda com seus fuscas.
O QUE FIZEMOS PARA PRESERVAR O AMBIENTE NO LITORAL NORTE?
Esta é a instigação de nosso PORTAL para nossos leitores. Queremos receber de vocês, de um lado, o que foi feito de nefasto e que tem que mudar, o que tem que ser recuperado, mas, de outro, queremos saber das boas experiências de preservação.
Como anda o saneamento básico cidade por cidade?
Como anda a coleta seletiva de resíduos sólidos? Tem coleta seletiva?
O que você faz com o seu descarte de óleo de fritura?
Como se lida com os venenos na agricultura local?
Como são as boas experiências agroecológicas?
Em 10 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, faremos nosso terceiro PAPO AO VIVO, 3º WEBNÁRIO do PORTAL LITORAL NORTE RS para tratar dos resíduos sólidos, da implementação das leis ambientais em cada local.
DA REDAÇÃO
Comentarios