top of page

AMBIENTE NO LITORAL NORTE – IX



Já vimos inclusive como os cuidados com o meio ambiente e com a sustentabilidade podem gerar não só ganhos de qualidade de vida e saúde como ganhos econômicos via os Créditos de Carbono.

Salientamos alguns trabalhos em Tavares e Mostardas. Há tempos que a Prefeitura de Tramandaí anunciou o funcionamento de sua Estação de Transbordo capaz do recebimento de 500 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos. No transbordo, o resíduo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 65m³, que seguem para o aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão, a 192 km de Tramandaí.

Ou seja, os resíduos da importante “capital das praias” ainda se obriga a levar a quase 200 km de distância seus resíduos.

Este Portal quer entender as razões deste mecanismo, quais as medidas além destas que a Municipalidade tomou e está tomando para mudar este quadro.

Gostaríamos de saber como anda a COLETA SELETIVA em Tramandaí porque só detectamos um chamado de janeiro de 2019 para horários e cuidado com este tipo de recolhimento. Nos comentários havia críticas sobre a precariedade da coleta seletiva.

E, agora, neste momento, como andas as coisas?

Já Imbé em 15.12.21 dá notícia que haverá coleta geral todos os dias em toda a cidade/praia. Em Imbé em 11 de fev. de 2021 dava nota na sua página do Facebook que

tinha Coleta Seletiva e nominava dias e locais da mesma.

E, agora, neste momento, como andas as coisas?

A população estimada para 2021 em Tramandaí era de 53.507 pessoas. Todos dizem e todos sabem que há muito mais moradores. Com muitos aposentados vindo a morar no Litoral, bem como com a pandemia aumentou sua população.

Para Imbé a previsão do IBGE para 20221 era de 23.721. Sabemos que são muito mais pessoas. Em números bem restritos seriam mais ou menos 80 mil pessoas vivendo

nestas duas cidades.

Cada brasileiro gera a cada dia 1 kg de lixo. Agora, vamos pensar o numero de veranistas que vem a Tramandaí e Imbé no verão.


Quando lixo é produzido a cada dia e em especial nos finais de semana?

Não está na hora de toda a sociedade repensar seus comportamentos quanto à produção de resíduos e em especial seus governos?

O PORTAL LITORAL NORTE RS quer realizar este debate sem paixões, com os pés no chão para garantir para garantir um ambiente saudável para hoje e as futuras gerações como mandam nossas Leis.

8 visualizações0 comentário
bottom of page